ANO 2011
4ª Marcha das Margaridas
2011 Razões para Marcha por : Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonômia , Igualdade e Liberdade
Com este lema e 100.000 mulheres nas ruas de Brasília/DF, a Marcha das Margaridas de 2011 se configurou como uma das maiores mobilizações de trabalhadoras rurais já ocorridas no Brasil. Mobilização essa que fortaleceu o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, qualificou a inserção política de suas participantes e promoveu a agenda feminista e sindical em espaços importantes de negociação de políticas públicas, e de diálogo com a sociedade. Além disso, ampliou o campo de parcerias e o diálogo no processo de construção da Marcha nos estados, envolvendo outras categorias de trabalhadoras. A Plataforma Política da 4ª Marcha das Margaridas, em 2011, dialogou com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável do Movimento Sindical, articulando questões estruturais da pauta geral dos trabalhadores e trabalhadoras a questões estruturantes da pauta das mulheres trabalhadoras com orientação feminista. O resultado foi uma inovação na construção de 7 eixos políticos que dão forma a sua plataforma política:
  • Eixo I: Biodiversidade e Democratização dos Recursos Naturais
  • Eixo II: Terra, Água e Agroecologia
  • Eixo III: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
  • Eixo IV: Autonomia Econômica, Trabalho e Renda
  • Eixo V: Educação Não Sexista, Sexualidade e Violência
  • Eixo VI: Saúde e Direitos Reprodutivos
  • Eixo VII: Democracia, Poder e Participação Política
  • Dentre os resultados políticos da Marcha das Margaridas destaca-se a visibilidade e reconhecimento social da capacidade organizativa e propositiva das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta. A estratégia adotada na construção da Marcha envolvendo atividades formativas, debates e construção descentralizada da plataforma e pautas resultaram no fortalecimento da luta e da unidade das mulheres.

    PAUTAS | 4ª Marcha das Margaridas - 2011

    Materiais
    Coordenadora geral da Marcha 2007 e 2011
    Carmen Foro
    Carmen é agricultora familiar, cabocla, amazônica, da cidade de Moju, da região do Tomé-Açu, Nordeste do Pará, atua hoje como Secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério da Mulher. Foi a primeira mulher vice-presidenta da CUT e a primeira dirigente a assumir a Secretaria de Meio Ambiente, tendo sido também secretária-geral da CUT Nacional. Carmen foi também Secretária de Mulheres da CONTAG no período em que coordenou a Marcha das Margaridas, em 2007 e 2011.


    Veja outras edições da Marcha
    2000
    2003
    2007
    2011
    2015
    2019
    2023
    ANO 2023
    7ª Marcha

    Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!

    Ainda estamos em construção, mas em breve estaremos nas ruas de Brasília, para mostrar nossa resistência. Durante os últimos anos, nós vivemos momentos sombrios e de muitas incertezas, atravessadas por um projeto político de morte, onde atuamos incansavelmente em defesa da vida, construímos nossas histórias, protagonizamos a luta em defesa dos nossos direitos, resistimos e procuramos formas de nos organizar a partir de questões do nosso cotidiano. Nós mostramos que há resistências!